segunda-feira, 23 de março de 2009

Correcção

As crianças, simples e sem calculismos, muitas vezes exprimem sentimentos e tomam atitudes sem atenderem às suas consequências. São espontâneas. Mas isso não as faz menos belas.

Nos adultos, porque têm já um percurso de vida que lhes determina ponderação, a espontaneidade pode ser incorrecta, embora nem sempre.

Mas, desta vez, foi.

Na última fotografia deste blogue, cometi a "criancice" de mostrar resultados logo à saída da mufla, sem fazer os "finalmentes". O erro, considero-o crasso pois, pelo menos numa peça, a maneira como a expus prejudicou-a imenso.

Sendo eu o autor e defensor da sua identidade imponho-me fazer a correcção. Na foto que segue é apresentada a sua correcta posição, pendurada.
.

terça-feira, 17 de março de 2009

Fim de Semana feliz

Sábado e Domingo foram dias felizes. As minhas mãos só pararam para "os necessários". Também fiz uma pequenina sesta.

Hoje, logo que acordei, a primeira coisa que fiz foi ir abrir a mufla eléctrica para ver os resultados do fim de semana.

Agora, já lavadinho e com o meu pãozinho escuro e o cafezinho com leite que a Milau me deu, no papo, bem disposto, vou-vos mostrar alguns resultados

Grés, terras-sig, 1150ºC

sexta-feira, 13 de março de 2009

Queima no serrim de madeira


Tem estado muito bom tempo, propício a nova tentativa de queima no serrim, já que, em anteriores, as coisas não me correram muito bem.

Como disse na última postagem, faltavam os orifícios na caixa de chapa.

Reparada a falha, carreguei de novo a caixa com serrim de madeira, pedacinhos de lenha e algumas peças chacotadas, no interior do serrim. Não me esqueci de polvilhar sais perto das cerâmicas para influenciarem a coloração das mesmas.

Por cima, acendi um bom fogo com lenha e, quando o brasume me pareceu suficiente para continuar a alimentar o serrim, coloquei a tampa. Agora sim, o fumo saia pelas frinchas da tampa, já que os orifícios permitiam a entrada de ar.

A caixa de ferro permaneceu quente por muito tempo. Após umas quinze horas já tinha arrefecido o suficiente para se abrir.

Trago aqui alguns resultados.
.
.