sábado, 6 de setembro de 2008

Louça preta

.


Fui convidado pelo João Lourenço, já referido em outras postagens, para a inauguração do seu novo forno, que destina exclusivamente à cozedura de louça preta (atmosfera redutora).


O dia do evento foi hoje, com início às 13.00 horas e ambos fomos pontuais.




Com calma, para tudo correr bem, começou por colocar as peças, separadas umas das outras para que o fumo possa circular entre elas. Constituiram-se assim três camadas, separadas por placas refractárias.



Depois, a boca do forno que fica por cima, foi tapada com duas chapas em forma de semi-círculo, as quais, depois de colocadas, permitem que se ponha uma chaminé, ao centro, pois possuem um buraco para isso. As chapas foram cuidadosamente vedadas com barro.




E, pronto. Acendeu-se o lume que ardeu, primeiro com pouca intensidade para aquecer as peças e para perderem água, apesar de secas ao tacto. Depois, mais forte.


Entretanto, vim-me embora pois tinha alguma distância a percorrer. Os trabalhos, por hoje, ficarão prontos cerca da meia-noite. A temperatura subirá aos 1000ºC e, então, fechar-se-ão completamente todas as aberturas do forno tendo, antes, sido colocada alguma lenha na câmara de combustão. Deste modo, com a atmosfera do forno reduzida em oxigénio, a lenha vai produzir muito fumo que se combinará com as moléculas do barro, tornando-o negro. É a louça preta.

JR

Sem comentários: