sexta-feira, 13 de março de 2009

Queima no serrim de madeira


Tem estado muito bom tempo, propício a nova tentativa de queima no serrim, já que, em anteriores, as coisas não me correram muito bem.

Como disse na última postagem, faltavam os orifícios na caixa de chapa.

Reparada a falha, carreguei de novo a caixa com serrim de madeira, pedacinhos de lenha e algumas peças chacotadas, no interior do serrim. Não me esqueci de polvilhar sais perto das cerâmicas para influenciarem a coloração das mesmas.

Por cima, acendi um bom fogo com lenha e, quando o brasume me pareceu suficiente para continuar a alimentar o serrim, coloquei a tampa. Agora sim, o fumo saia pelas frinchas da tampa, já que os orifícios permitiam a entrada de ar.

A caixa de ferro permaneceu quente por muito tempo. Após umas quinze horas já tinha arrefecido o suficiente para se abrir.

Trago aqui alguns resultados.
.
.

2 comentários:

Sofia Beça disse...

Parecem-me muito bem estes seus dois trabalhos. Parabéns. Quero ver mais.
Abraço
Sofia Beça

José Ramos disse...

Obrigado pela apreciação. Também me parece que sairam bem.
Mostrarei mais.
Abraço, José Ramos